Woodstock…

woodstock_music_festival_poster

Agosto de 1969, de 15 a 17, na costa leste dos EUA, três dias de amor livre, chuva, nudismo, drogas e muito rock’n’roll! Quinhentas mil pessoas reunidas num festival que marcou nossa história, a história de uma geração cujo lema era a liberdade, cujas armas eram a paz e o amor. O festival foi a celebração da era de aquario, foi também um estopim para a revoluçaõ comportamental que surgiu com força nos anos 70, com uma explosão de reinvindicações das minorias étnicas e sexuais.

woodstock_csg022

Richie Havens abriu o festival com seu violão de 12 cordas, seguido  (não nescessariamente nessa ordem)   entre muitos outros, por Janis Joplin, Santana, The Who, Joe Cocker, Joan Baez, Jimi Hendrix que tocou o hino nacional americano com sua guitarra gemendo trovões e sons de bombardeios, culminando com uma cena quase  xamânica… a guitarra ardendo, o fogo subindo. Ele tocou fogo mesmo na guitarra! Inesquecível!

JIMI HENDRIX

O segundo dia do festival foi de muita chuva e banhos de lama, e beijos e sexo enlameados, e muita alegria e brincadeiras… E muito mais música…

woodstock2

Entre mortos e feridos escaparam quase todos, com sequelas irreversíveis, pois ninguém mais foi o mesmo depois dessa experiência única, eu creio… Apenas três pessoas morreram. Uma por overdose de heroína, outra atropelada e outra de apendicite aguda. Em compensação nasceram duas crianças ali…

Afinal de contas eram quinhentas mil pessoas num evento que foi planejando pra 50 mil, sem contar quase o mesmo tanto do lado de fora, os  que não conseguiram entrar…

woodstock

O festival de Woodstock  foi a vitória da paz e do amor, a celebração da liberdade, que agora completa 40 anos. E fica aqui uma pergunta: Será que hoje rolaria um festival assim, reunindo esse tanto de gente, sem nenhuma briga,  sem nenhuma morte por agressão? Gostaria imensamente de acreditar que sim. Que ainda temos salvação…

DZ006503woodstock2025

Anúncios

8 Comentários

  1. jmarcos said,

    outubro 16, 2009 às 9:11 pm

    Cara eu queria participar de um festival desses com paz, amor e armonia sem nenhuma rivalidade ou mortes por brigas e sim todos mortos de cansaço per estarem se divertindo juntos e sem agreçoes , mas reunido pela procura da paz que é que o mundo de hoje precisa(mas menos scroto)
    com o mesmo estilo de som e com letras que e o mais importante!
    flw… .\/,,

  2. Jéssica Sampaio said,

    dezembro 14, 2009 às 2:22 am

    Prepare-se…final de 2010 em SP! Festival de woodtock…os caras de sampa compraram os direitos autorais p realizar a festa aki no Brasil!Com fé em Deus…estarei lááá!=D

  3. Liliane said,

    dezembro 17, 2009 às 4:45 pm

    Adoreiii esse escrito.. pena q eram só jovens….
    agora queria msm era ver o fogo na guitarra ao vivo e a cores showwwwwwwww….
    na minha opinião hj não rolaria um festival assim …..os tempos são outros …td mudou ….

    • v said,

      março 2, 2010 às 6:06 pm

      Você esteve em Woodstock????????/

      • Rita Baiana said,

        março 2, 2010 às 11:56 pm

        Não tive o prazer de viver esse barato…
        Estava no comecinho da adolescência, distante, tão distante dessa onda… Mas curti os respingos depois…

  4. Ente psicodélico said,

    abril 1, 2010 às 1:19 am

    Te convido a conhecer o psicodália (www.psicodalia.mus.br). É maravilhoso. Provavelmente o mais próximo do woodstock que temos no brasil hoje.

  5. julho 13, 2010 às 5:08 pm

    tenho 49 anos a muito tempo vejo falar em WOODSTOCK , tudo isso que aconteceu nesses 3 dias foram uma grande mudança para o mundo da musica e das pessoas.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: