CALEIDOSCÓPIO…

logo_caleidoscopio-animado.gif

Embora tenha curtido o caleidoscópio como uma das minhas primeiras viagens psicodélicas, não me contetei apenas com isso. Eu queria desvendar aquele mistério…

Ficar ali horas e horas rodando em direção a luz, aquele tubo de papelão (ou pvc) cheio de fragmentos de vidros coloridos, miçangas e pedrinhas semipreciosas que formavam desenhos psicodélicos, mandalas… Sem se repetir. Era um grande barato, que passava de mão em mão, como o baseado. Naquela época todo mundo queria ter um caleidoscópio. Adultos e crianças! Foi por isso mesmo que eu pensei em diversificar. Todo maluco, inclusive eu, tava mesmo fazendo bijú (pulseiras, colares e afins). A concorrência pra caleidoscópio era zero. Desmontei um e repeti passo a passo o trampo. Ficou massa! Super personalizado! Recoberto com durepox, cheio de pedras e búzios incrustados. Uma obra de arte!

Por um bom tempo vivemos as custas de caleidoscópios, que “fabricávamos” e saíamos pra vender nos bares, porta de cinemas e teatros, shows… Praças… Depois ensinamos a mágica a um bocado de gente… Fizemos até oficina.

Bons tempos aqueles anos, dos “mangueios”, feiras hippies, muito papo e artesanato. Muita viagem! E a gente tinha a capacidade de se encantar com tudo… E delirar.

Dia desses encontrei na casa de uma amiga um remanescente, feito por mim, todo velhinho, empoeirado… Mas quando coloquei no olho, mirei pra luz e rodei… Êta viagem!

6 Comentários

  1. universo70 said,

    dezembro 7, 2007 às 5:28 pm

    Quem não já teve um caleidoscópio?

  2. Tarynna said,

    dezembro 9, 2007 às 1:29 pm

    poxa, massa essa curtição! Uma viagem super bacana e ao mesmo tempo meio simples. Bom saber dessas épocas boas…
    :*** adoreii aquiiii

  3. CARLOS said,

    janeiro 29, 2009 às 10:51 am

    Olá, estou querendo contruir um caleidóscópio, mas tenho algumas dúvidas… teria possibilidade de me ajudar?
    Obrigado

  4. mirian said,

    fevereiro 1, 2009 às 5:22 pm

    estava procurando como fazer um caleidoscópio
    e achei este lugar
    embora não tenha experimentado nada disso, a não ser alguma erva aos trinta anos, admiro a coragem que muita gente da minha época teve
    e sei que curtiram muito
    e era diferente da coisa pesada de hoje
    ainda gostamos de cores, natureza, muita música, e amor; o puro e simples amor de graça pelo outro
    amei este lugar de graça
    fadas e duendes
    cores e cogumelos
    legal
    abraços

  5. universo70 said,

    fevereiro 3, 2009 às 8:12 pm

    Valeu gente! Pela visita, pelas palavras…
    Sobre como fazer um caleidoscópio, vou tentar explicar…
    primeiro um pedaço de cano de pvc (pelo menos 30cm de comprimento e um diâmetro de mais ou menos 15 cm) 3 pedaços de espelho de 27 cm por 04 cm de largura. Faz um triângulo com os pedaços de espelho colando-os com fita crepe e posiciona-os dentro do cano (entendeu?) aí coloca uma rodela de vidro … Olha num dá pra explicar não, só fazendo… ou então com as figuras mostrando passo a passo, pra explicar assim fica difícil, não é má vontade, não!!! Desculpa aí…

  6. universo70 said,

    fevereiro 3, 2009 às 8:13 pm

    Acho que é melhor compra um e desmontar… Eu aprendi assim…


Deixe um comentário

